Logotipo Olho no Carro

As caminhonetes (picapes) são muito utilizadas para transporte de carga, por serem mais robustas e confiáveis. Saiba mais sobre esse tipo de veículo e veja o Top 5 das caminhonetes mais vendidas em agosto de 2021! Essa lista foi baseada na quantidade de picapes emplacadas nesse período. 

Consulte o histórico da caminhonete usada antes de comprar! 

Assim você se livra de problemas como roubo e furto, batidas, restrições, débitosrecallgravame e muito mais! E para consultar todas essas informações, basta saber o número da placa. 

Leia também: Como a consulta veicular te ajuda a escolher um carro usado ou seminovo? 

Qual é a diferença entre SUV e caminhonete? 

Pode-se dizer que os SUV são carros pensados para quem gosta de viajar com a família. Normalmente, esses carros têm um bom espaço interno, tração nas 4 rodas e podem até servir para transportar cargas leves. 

Já as caminhonetes, são pensadas para o transporte de cargas mais pesadas. Esses carros costumam ser mais robustos e resistentes, além de ter motores a diesel que melhoram o torque (responsável pela capacidade do motor de produzir força motriz, o que faz a roda do carro girar). 

A quantidade de passageiros também é diferente entre esses dois tipos de veículo. Os SUV podem transportar até sete pessoas de forma confortável, enquanto as picapes costumam levar de duas até no máximo 6 pessoas, com um pouco menos de conforto. 

No geral, os SUV servem para transportar objetos pessoais, malas de viagens, itens para prática de esporte, entre outros. Já as caminhonetes são projetadas para levar materiais sujos ou pesados como pedra, areia, madeira, móveis e eletrodomésticos grandes. 

Além disso, as caminhonetes costumam ter mais facilidade para andar em terrenos acidentados e irregulares com estradas de terra, por exemplo. Isso acontece porque a suspensão das picapes é um pouco mais alta do que as de carros SUV. 

Outras diferenças são o consumo de combustível e o valor do seguro! 

Os seguros para caminhonetes costumam ser mais caros. Isso acontece porque elas estão mais sujeitas a sinistros e desgastes, devido ao peso das cargas. 

Além disso, o consumo de combustível das picapes costuma ser bem maior, por conta do motor a diesel. 

Mesmo assim, as caminhonetes são muito mais vantajosas para quem precisa de um carro para trabalhar com transporte. 

Veja agora o top 5 das caminhonetes mais vendidas em agosto de 2021! 

Para montar essa lista de caminhonetes mais vendidas (emplacadas) em agosto de 2021, levamos em consideração a venda de veículos novos.

5 – Ford Ranger – 2.180 emplacamentos 

*Imagem retirada de banco de dados público digital

A Ranger é uma picape de porte médio, com motor a diesel, potência máxima de 200 cv e torque máximo de 47,9 Kgfm. A velocidade máxima é de 180 Km/h e o consumo médio é 8,4 Km/l (urbano) e 9,4 km/l (rodoviário). 

Os principais pontos fortes dessa caminhonete são o espaço interno, o design e a posição de dirigir, mas ela perde alguns pontos quando o assunto é o motor, o câmbio e o consumo. 

4 – Toyota Hilux – 4.363 emplacamentos 

*Imagem retirada de banco de dados público digital

A Hilux também é uma picape de porte médio e com motor a diesel, mas a potência máxima é de 204 cv, o torque máximo é de 50,9 Kgfm e a velocidade máxima é de 180 Km/h. Já o consumo médio é 9 Km/l (urbano) e 10,5 km/l (rodoviário). 

Os principais pontos fortes dessa caminhonete são o espaço da caçamba, o design e a posição de dirigir, mas ela perde alguns pontos em desempenho, consumo e estabilidade. 

3 – Chevrolet S10 – 4.797 emplacamentos 

*Imagem retirada de banco de dados público digital

Mais uma picape de porte médio, com motor a diesel nessa lista. A S10 tem potência máxima de 200 cv e torque máximo de 51 Kgfm. A velocidade máxima é de 180 Km/h e o consumo médio é 8,7 Km/l (urbano) e 10,6 km/l (rodoviário). 

Os principais pontos fortes dessa caminhonete são o design, o espaço da caçamba e a tecnologia embarcada, mas ela perde alguns pontos quando o assunto é o consumo, o câmbio e o acabamento interno. 

2 – Fiat Toro – 6.685 emplacamentos 

*Imagem retirada de banco de dados público digital

A Toro é uma picape de porte compacto, como motor a diesel, potência máxima de 170 cv, torque máximo de 35,7 Kgfm e velocidade máxima de 188 Km/h. O consumo médio é de 9,9 Km/l (urbano) e 12,3 km/l (rodoviário). 

Os principais pontos fortes dessa caminhonete são o design, a tecnologia embarcada e a posição de dirigir, mas ela perde alguns pontos em desempenho, consumo e acabamento interno. 

1 – Fiat Strada – 9.111 emplacamentos 

*Imagem retirada de banco de dados público digital

A Strada é uma picape de porte compacto, como motor Flex, potência máxima de 109 cv (A) e 101 cv (G), torque máximo de 14,2 Kgfm e velocidade máxima de 168 Km/h. O consumo urbano é de 8,4 Km/l (A) e 12,1 Km/l (G) e o rodoviário é 9,4 Km/l (A) e 13,3 Km/l (G). 

Os principais pontos fortes dessa caminhonete são espaço da caçamba, os freios e a suspensão, mas ela perde alguns pontos quando o assunto é o câmbio, a posição de dirigir e o espaço interno. 

Leia também: Carros SUV – 5 motivos para comprar e não comprar um!