Neste artigo vamos conhecer os detalhes do Jeep Compass G2, seus principais pontos fortes e fracos e a sua trajetória de versões e mudanças no mercado brasileiro.
A segunda geração do Jeep Compass foi apresentada ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2016, já como ano/modelo 2017.
Diferente do modelo anterior, o Compass Mk II já nasceu com produção nacional e compartilha muitos componentes (tanto mecânicos quanto eletrônicos) com carros como Jeep Renegade e Fiat Toro.
Essa consulta é essencial para quem pretende comprar um Jeep usado ou seminovo, porque esse tipo de veículo pode ter situações em seu histórico que causam problemas na hora do licenciamento e da transferência e a desvalorização do carro. Entre essas situações estão:
Para verificar se o carro que você pretende comprar tem algum desses problemas, basta anotar o número da placa e consultar na Olho no Carro:
Desde a primeira geração, a inspiração do Compass no Grand Cherokee é bem evidente e se reforçou ainda mais na segunda e atual geração, embora o SUV médio possua traços de personalidade própria.
Começando pela dianteira, a clássica grade com sete aberturas está presente e liga os faróis que, no modelo vendido no Brasil, são sempre por projetores: halógenos nas versões mais baratas, bi xênon nas mais caras. Uma guia de LED em L atua como luz de posição e confere um visual distinto e único à noite.
O para-choque conta com duas porções nas extremidades, que abrigam os faróis de neblina e, dependendo da versão, traz um tipo específico de acabamento.
De perfil, chama atenção o friso que percorre toda a lateral superior, dividindo o teto das colunas e portas, e termina na traseira, delimitando a vigia da tampa do porta-malas.
Por fim, as lanternas também trazem uma assinatura visual singular composta por um contorno de LED na parte inferior, que atua como luz de posição traseira.
Assim como o Renegade e o Toro, o Jeep Compass G2 traz características já conhecidas pelo público.
Esse modelo foi lançado com duas opções de motores: um 2.0 aspirado Flex da família Tigershark, capaz de gerar até 166 cv e 20,5 kgfm, que trabalha com uma transmissão automática de seis marchas. E outro 2.0, mas turbodiesel e da família MultiJet, que gera 170 cv e 35,7 kgfm de torque e potência máximos e trabalha com uma caixa automática de nove marchas.
Enquanto a tração oferecida no motor 2.0 Flex é apenas dianteira, o 2.0 turbodiesel conta com o eficiente sistema 4WD, que traz opção de reduzida e, em uso convencional, atua sob demanda, como em um sistema AWD.
Além disso, o Compass G2 mantém qualidades de modelos da sua categoria, como a suspensão independente nas quatro rodas, e traz “luxos” exclusivos como os freios a disco nas quatro rodas.
Enquanto as linhas externas do Compass da segunda geração apresentam certa semelhança com seu antecessor direto, o interior mudou por completo, não lembrando o modelo da primeira geração em absolutamente nada.
Todo esse distanciamento se deve, em boa parte, ao reposicionamento pelo qual o grupo Chrysler e suas marcas passaram: o primeiro Compass nasceu na era Daimler enquanto o segundo chegou na era Fiat, no conglomerado mais conhecido como FCA. Por conta disso, tanto o exterior quanto o interior, passam sensações muito distintas aos ocupantes.
O antigo painel de instrumentos, com quatro mostradores analógicos e pequenas telas, deu lugar a um layout mais tradicional, com dois grandes mostradores e uma tela digital ao centro, que atua como computador de bordo.
O volante também mudou e trouxe o mesmo layout amplamente utilizado por modelos da Fiat, Dodge, entre outras marcas do grupo.
Já o painel, de modo geral, ganhou sofisticação com a porção central em soft touch e uma nova central multimídia, além de saídas de ar redesenhadas e novos comandos para ar-condicionado, rádio, entre outros.
O Compass G2 também ganhou saídas traseiras de ar-condicionado e tomada de 127v, itens raros na categoria e inexistentes em seu antecessor.
Outro ponto em que houve uma mudança drástica, de uma geração para a outra, foi no quesito tecnologia. Se o primeiro Compass era modesto a ponto de não merecer observações nesse aspecto, o Compass G2 ajudou a elevar os padrões de categoria e trouxe itens que só eram encontrados em carros bem mais caros.
A lista de série, desde a versão de entrada, contempla itens como:
Conforme o Compass encarece, nas versões mais sofisticadas, a lista de equipamentos também fica mais condizente com a categoria e traz itens raros no segmento:
O Compass G2 leva quatro adultos com conforto e é um carro gostoso de dirigir. A suspensão filtra os defeitos da pista com eficiência e as acomodações permitem que todos viajem sem motivos para reclamar.
Apesar das versões mais baratas serem modestas, as mais caras trazem um pacote completíssimo de itens e não deixam (muito) espaço para faltas. O Compass G2 pode ser um dos mais equipados da categoria.
O Compass é o único da categoria a trazer uma versão com verdadeira aptidão ao fora-de-estrada, além de ser o único a contar com motorização a diesel, que é a mais adequada para o modelo, pois alia desempenho e economia de combustível de maneira satisfatória.
O Compass é um carro pesado, o que faz com que o motor 2.0 Flex não seja o suficiente para conduzir o modelo com eficiência.
Não falta espaço para os passageiros do Compass G2, mas falta para as bagagens. O porta-malas de 410 litros é um dos menores da categoria e se mostra insuficiente para viagens em família, por exemplo.
O Compass é um carro muito visado para roubos, especialmente os modelos com motor a diesel, o que pode encarecer bastante o seguro, dependendo do perfil do proprietário.
Volkswagen Taos
Toyota Corolla Cross
Hyundai Tucson
Ford Territory
Chevrolet Equinox
Peugeot 3008
Mitsubishi Eclipse Cross
CAOA Chery Tiggo 8
Kia Sportage
Reposicionamentos:
Novidades – Todas as versões:
Versão Sport:
Versão Longitude:
Reposicionamentos:
Novidades – Todas as versões:
Versão Sport:
Versão Longitude:
Versão Limited e Trailhawk:
Novidades – Versão Sport:
Versão Longitude:
Versões Limited e Trailhawk:
Novidades – Versão Longitude:
Série S:
Reposicionamentos:
Novidades – Todas as versões:
Versão Sport:
Versão Longitude:
Versão Limited: