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Saiba mais sobre as principais características e os pontos fortes e fracos do Fiat Palio G5 e veja o histórico de versões desse modelo. 

Foi no segundo semestre de 2011, que o Fiat Palio viu, pela primeira vez na sua história, uma renovação completa.  

A marca aproveitou a chegada do novo Uno para renovar o compacto. Foram incorporadas muitas características presentes nos seus irmãos de portfólio, para criar um modelo harmônico e alinhado ao nível da concorrência. 

Não compre um Palio G5 sem consultar o histórico!

Carros usados e seminovos podem ter sido batidos, roubados, ter débitos, restrições, passagem por leilão e diversos outros problemas que vão te dar uma grande dor de cabeça após a compra.

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Design 

O Palio G5 parece outro carro, tamanha a diferença do design exterior, quando comparado aos modelos anteriores.  

O compacto veio com linhas e soluções de design que deixam claras as inspirações em outros carros da marca: a grade da dianteira, que sempre esteve presente entre os faróis, foi trocada por um novo “bigode” cromado, contendo o logotipo da Fiat ao centro, que é o mesmo design utilizado no Punto.  

Os faróis de cantos arredondados também remetem a modelos mais caros da marca, embora sejam por refletores duplos. No Punto, por exemplo, esses refletores são do tipo “monoparábola”. 

Ainda na dianteira, a nova e avantajada grade central traz uma peça horizontal ao centro que abriga a placa e, nas pontas, os faróis de neblina são decorados por porções em plástico preto fosco, assim como acontece no Uno.  

Na lateral, o Palio G5 ganhou uma linha de cintura ascendente e uma nova vigia fixa na janela traseira, o que passa a sensação de ser um carro mais comprido do que os anteriores.  

Por fim, a traseira também traz toques de Punto nas novas lanternas verticais instaladas nas colunas C, ladeando o vidro da tampa do porta-malas. Já o para-choque, ganhou uma porção central em plástico fosco que abriga dois refletores “olho de gato” e a placa ao centro. 

Mecânica 

Além do design, outra grande mudança do novo Palio diante dos modelos anteriores é a mecânica. A Fiat finalmente trocou a plataforma 178 pela 327, utilizada pelo então novo Uno, o que fez o Palio G5 ficar ligeiramente maior de modo geral, além de um pouco mais pesado.  

Esse modelo pode ser comprado com três opções de motores, todos Flex de quatro cilindros com aspiração natural, e duas opções de transmissão. Além dos triviais freios a disco somente na dianteira e suspensão por eixo de torção na traseira, independentemente da versão. 

O bloco 1.0 é da família Fire e gera até 75 cv e 9,9 kgfm, enquanto o 1.4, também da família Fire, produz até 88 cv e 12,5 kgfm. Já o motor 1.6, é da família E.torQ e também está presente no Punto, sendo capaz de gerar até 116 cv e 17,8 kgfm. Essa é a opção de motor mais forte do novo Palio, uma vez que o 1.8 saiu de cena durante a troca de geração.  

Já as transmissões são ambas de cinco marchas, mas uma é manual e a outra é a conhecida automatizada Dualogic de embreagem única.

Interior 

As mudanças internas do Palio G5 foram menos drásticas do que as externas, mas melhoraram o convívio com o compacto e resolveram antigas queixas dos proprietários.  

Além do design, a primeira mudança que chama atenção é o reposicionamento das saídas centrais de ar: antes localizadas mais próximo da alavanca de câmbio, elas foram para o topo do console central e passaram a ser redondas, substituindo as antigas peças retangulares.  

Os controles de ar-condicionado permaneceram no mesmo lugar, mas receberam novos grafismos, para combinar com o restante da cabine. 

Do mesmo modo, o painel de instrumentos manteve o layout, mas veio com um novo design com aros cromados, para conferir um pouco mais de sofisticação. O antigo desenho vertical deu lugar a elementos horizontalizados, onde um acabamento central (que muda de acordo com a versão) divide as porções superior e inferior do painel, além dos novos bancos e forros de porta com tecido nas partes de contato com o braço.  

Outra mudança bem-vinda foi a troca da iluminação dos botões da cor laranja para o branco. 

Tecnologia 

Por estar posicionado logo acima do Uno, o Palio G5 precisava de uma lista de equipamentos mais recheada.  

A versão de entrada já trazia elementos como maçanetas externas e retrovisores na cor do carro, algo raro em compactos de entrada até nos dias de hoje. Além disso, havia o desembaçador com limpador traseiro e porta-malas com revestimento e iluminação de cortesia. Já itens como ar-condicionado e vidros elétricos foram oferecidos somente como opcionais. 

As versões mais caras contam com itens como:

  • Travas elétricas; 
  • Rodas de liga-leve aro 15; 
  • Vidros elétricos com função one-touch e antiesmagamento; 
  • Volante multifuncional com ajuste de altura; 
  • Faróis de neblina; 
  • Piloto automático.  

As ofertas de opcionais para as três versões disponíveis surpreendem os consumidores por englobar itens como airbags frontais (e até mesmo laterais), kit de parafusos antifurto para as rodas, retrovisor interno fotocrômico, entre outros. 

Saiba mais sobre o Fiat Palio G5 (Novo Palio) neste vídeo:

Principais pontos fortes 

Design:  

O Palio G5 é um dos mais queridos quando o assunto é “design”, perdendo apenas para o modelo G3 na opinião geral. O desenho harmonioso com toques de Punto caiu muito bem e agradou ao público. 

Manutenção:  

Como todo carro popular, o Palio G5 não maltrata o bolso na hora da manutenção. O modelo possui motores e transmissões utilizados em diversos carros, além de ter sido bastante comercializado. 

Mercado:  

O novo Palio manteve a boa reputação dos modelos mais antigos no mercado de usados. Mesmo tendo saído de linha, o compacto se mostra uma boa moeda de troca. 

Principais pontos fracos 

Consumo:  

O gasto de combustível é algo que chama (negativamente) a atenção no modelo, especialmente quando se trata do motor 1.6 E.torQ. Os 1.0 e 1.4 conseguem ser econômicos se você conduzir de forma mais comedida, mas o 1.6 tem um alto consumo de combustível, independente da circunstância. 

Câmbio Dualogic:  

A má fama do câmbio automatizado Dualogic também atinge o Palio. O modelo nunca recebeu um câmbio automático tradicional, o que não faz dele uma boa opção para quem procura um carro confiável, para usar diariamente, sem precisar passar as marchas. Isso se deve ao mau comportamento da transmissão e ao alto custo de manutenção desse tipo de câmbio. 

Espaço interno: 

Embora o Palio G5 seja ligeiramente maior que o seu antecessor, o espaço interno ainda é bastante limitado. Então essa não é a compra mais indicada para quem precisa levar a família. 

Principais concorrentes 

Volkswagen Golf 

Chevrolet Agile 

Ford Ka 

Volkswagen Fox 

Chevrolet Onix 

Ford Fiesta 

Hyundai HB20 

Histórico de versões 

2012/2012 – Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence e Sporting – Modelo de lançamento. 
2012/2013 – Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence e Sporting – Linha 2013. 

Novidades – A partir da Attractive 1.4: 

  • Airbag duplo frontal; 
  • Freios ABS com sistema EBD. 
2013/2014 – Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence e Sporting – Linha 2014. 

Novidades – Versões Attractive: 

  • Novo aplique de painel. 

Versão Essence: 

  • Novas rodas aro 15. 
2014/2015 – Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence e Sporting – Linha 2015. 

Novidades – Todas as versões: 

  • Vidros dianteiros elétricos; 
  • Travas elétricas; 
  • Chave canivete com controle remoto; 
  • Abertura do porta-malas pelo logotipo; 
  • Acabamento cromado nos controles de climatização; 
  • Função Tilt Down (nos modelos com retrovisor elétrico). 
2015/2016 – Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence e Sporting – Linha 2016. 

Novidades – versão Sporting: 

  • Nova cor Branco Kalahari. 
2016/2017 – Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence e Sporting – Linha 2017, modelo final. 

Novidades – Todas as versões: 

  • Console central do Grand Siena; 
  • Novos revestimentos internos; 
  • Painel de instrumentos com novos grafismos. 

Versão Attractive 1.0: 

  • Preparação para som; 
  • Banco do motorista com ajuste de altura; 
  • Volante com ajuste de altura; 
  • Terceiro apoio de cabeça traseiro; 
  • Alças de teto; 
  • Revestimento interno da soleira das portas; 
  • Porta-óculos. 

Versão Attractive 1.4: 

  • Preparação para som; 
  • Banco do motorista com ajuste de altura. 

Versões Essence e Sporting: 

  • Vidros traseiros elétricos; 
  • Volante multifuncional revestido em couro; 
  • Alarme antifurto; 
  • Parafusos antifurto nas rodas (somente Sporting).